em Divulgar o Restaurante nas Redes Sociais, Fidelizar Clientes do Delivery Online do Restaurante

Belas imagens dos pratos, investimento em mídia online e segmentação adequada do público-alvo são os principais pontos para o sucesso de seu restaurante nas redes sociais!

Em 2017, o número de usuários de redes sociais no Brasil chegou aos 122 milhões, um crescimento de 18% com relação a 2016, segundo o estudo Digital in 2017: South America. O estudo também aponta que, em média, o brasileiro passa 3 horas e 43 minutos por dia nas redes sociais. A cada ano, as redes sociais recebem milhões de novos usuários no Brasil! E os brasileiros são usuários muito ativos das redes sociais. Por isso, cada vez mais, as redes sociais são poderosos canais de comunicação com o público-alvo do seu restaurante e não devem, de forma alguma, serem ignoradas.

É muito importante publicar com frequência conteúdo de qualidade e relevante, para gerar engajamento com seu público-alvo. Datas especiais relevantes como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal etc devem ser lembradas. Posts com imagens que clientes publicaram com elogios ao pratos dos restaurante também podem ser utilizados como endosso social, mas lembre-se de sempre pedir autorização ao cliente. Uma forma mais fácil de encontrar essas fotos é estimular os clientes a utilizarem hashtags com o nome do seu restaurante (ex: #seurestaurante). Assim, basta fazer uma busca por essa hashtag para encontrar rapidamente as fotos. Outra sugestão de conteúdo é mostrar os bastidores do restaurante. Curiosidades, enquetes e jogos no estilo passatempo com temas correlatos à marca e ao cardápio do restaurante também costumam gerar bom engajamento. Posts divulgando promoções do restaurante também são importantes.

Pessoas engajadas e que admiram a marca do seu restaurante têm grande possibilidade de se tornarem clientes fiéis.  A lembrança constante da marca e as interações através dos conteúdos postados aproximam as pessoas do restaurante. Recomenda-se fortemente que o restaurante esteja atento e responda as mensagens e comentários recebidos nas redes sociais, mantendo um canal de comunicação aberto com seu público-alvo e humanizando a marca.

Nossa recomendação é que os restaurantes adotem o Facebook e o Instagram como redes sociais prioritárias. O YouTube também pode ser utilizado por restaurantes que puderem investir na produção de conteúdos audiovisuais mais elaborados, como uma webserie. A Antárctica está fazendo um excelente trabalho com webseries no YouTube.

Faça fotos e vídeos bonitos e atraentes dos pratos do restaurante

Os brasileiros são usuários de redes sociais essencialmente visuais. Os posts que geram maior engajamento são com fotos ou vídeos. Isso se torna ainda mais especial no segmento de restaurantes. É como o velho ditado: comemos com os olhos! Fotos e vídeos de comida de dar água na boca costumam fazer muito sucesso. Portanto não subestime o poder das imagens e não negligencie a produção de boas fotos e vídeos. O ideal é que tanto as fotos quanto os vídeos sejam produzidos por profissionais. Caso não seja viável para o restaurante contratar um profissional, fotos e vídeos podem ser feitos com celulares por funcionários do restaurante, mas é importante usar aparelhos que tenham boas câmeras e ser caprichoso com a apresentação do prato, o cenário de fundo, a luz e o enquadramento, para que o resultado sejam belíssimas imagens dos pratos do restaurante.

Invista em mídia online para que os posts alcancem mais pessoas

Engana-se quem pensa que ao publicar um post ele vai alcançar todos os fãs/seguidores da suas redes sociais. O alcance orgânico (quando não há compra de mídia online) dos posts, em geral, é muito baixo. No Facebook, por exemplo, posts que não recebem investimento em mídia online alcançam, em média, apenas 6% do total de fãs na fanpage. Ou seja, somente produzir bons conteúdos não basta, é fundamental investir em mídia online para que esse conteúdo alcance mais pessoas. Não há um valor mínimo para investimento em mídia online para alavancar o alcance de posts, o restaurante pode investir o quanto desejar. Porém, vale ressaltar que quanto maior for o investimento em mídia maior a chance do post alcançar mais pessoas.

Segmente adequadamente o público-alvo do restaurante

Para que a estratégia de conteúdo e o investimento em mídia online realizados pelo restaurante sejam eficazes, é essencial que a segmentação de mídia seja feita de forma adequada. Não adiantaria nada produzir bom conteúdo e investir em mídia, mas direcioná-la para pessoas que não apreciam o tipo de comida oferecida no cardápio do seu restaurante.

Inclua na segmentação pessoas que estejam em bairros dentro da área de entrega do delivery. Caso seu restaurante tenha uma faixa etária de clientes predominante, selecione essa faixa em sua segmentação de mídia. Segmente o público-alvo por interesses também, incluindo interesses pelo tipo de culinária e pratos oferecidos pelo seu restaurante. Por exemplo, para um restaurante japonês, incluir pessoas com interesse em “comida japonesa”, “sushi”, “sashimi” etc. Quanto mais você conhecer o perfil da clientela do seu restaurante mais informações relevantes você terá para incluir critérios de segmentação adequados, podendo incluir interesses, áreas e graus de formação, estado civil, faixa de renda, entre outros.

Seguindo todas essas recomendações, as chances da atuação do seu restaurante nas redes sociais atrair novos clientes e fidelizá-los aumenta significativamente. É muito interessante conjugar o trabalho nas redes sociais com um sistema de delivery que não cobre comissões altas de venda do restaurante. Não vale a pena para seu restaurante pagar comissões de vendas para clientes já fidelizados. Aplicativos como IFood, PedidosJá etc devem ser utilizados para atrair novos clientes, não para fidelizá-los, visto que as comissões de vendas são altas, reduzem as margens de lucro do restaurante e/ou encarecem o valor final para os clientes. É muito mais vantajoso para o restaurante e para seus clientes que os pedidos sejam feitos diretamente ao restaurante, através de um sistema de delivery online sem comissões.

SpotDelivery é um Sistema de Delivery Online Sem Comissões e que Contribui para a Migração dos Clientes do seu Restaurante!

O SpotDelivery é um Sistema de Delivery Online sem comissões, com planos a partir de apenas R$ 2,57 por dia. É um investimento de fácil retorno. Dependendo do ticket médio do seu restaurante, com apenas 2 a 3 pedidos por mês, o que é muito pouco para um delivery online, o investimento está pago.

Além de ter todas as funcionalidades necessárias para seu restaurante gerenciar o delivery online, receber e processar pedidos com agilidade, o SpotDelivery oferece como cortesia 2.500 folhetos grátis para que o restaurante divulgue ofertas e promoções exclusivas, cupons promocionais e/ou um programa de pontos e recompensas para todos os clientes que pedirem pelo IFood ou outros aplicativos que cobram comissões altas de vendas. Seu restaurante decide quais vantagens serão oferecidas para incentivar a migração dos clientes e o SpotDelivery produz e envia grátis para o restaurante esses 2.500 folhetos, para que sejam entregues junto de todos os pedidos feitos em plataformas que cobram comissões altas.

Dessa forma, seu restaurante estará oferecendo a compra online, hábito cada vez mais comum no Brasil, e informando os clientes que já compram online de seu restaurante pelo IFood, PedidosJá, UberEats, SpoonRocket etc que a compra online direta com restaurante via SpotDelivery é prática, fácil e muito mais vantajosa para eles!

Entre em contato conosco e teremos prazer em fazer uma demonstração do sistema para seu restaurante!

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