Aumente a Lucratividade do Delivery Online do Restaurante Conjugando Plataformas como IFood e PedidosJá com um Sistema de Delivery Online para Restaurantes sem Comissões
Incluir o Delivery Online do seu Restaurante em plataformas marketplace, como iFood, PedidosJá, UberEats, SpoonRocket, entre outras tem como principais benefícios o alcance da sua marca a mais pessoas e a conquista de novos clientes para o delivery online do restaurante, já que elas investem pesado em propaganda. No Brasil, o IFood é a plataforma que tem a maior parcela do mercado, 60% de todos os pedidos online do país são feitos através dela. Segundo números do IFood, entre 2011 a 2017, o número de pedidos aumentou de 12.500 para 5 milhões por mês no Brasil. Nesse período, o volume de negócios gerados pela plataforma passou de 800.000 para 4 bilhões de reais e o número de restaurantes passou de 230 para mais de 22.000.
É um mercado em franca expansão, porém ainda há muito caminho pela frente, visto que, ainda segundo o IFood, apenas 12% dos pedidos de delivery de restaurante no país sejam feitos hoje pela internet. Na Dinamarca, por exemplo, os pedidos online equivalem a 65% do total. A expectativa é que, entre 2018 e 2020, os pedidos online cresçam 15% ao ano, enquanto os por telefone caiam 8%. É um hábito que está mudando aos poucos, as pessoas gradativamente estão deixando de fazer ligações por telefone e adotando cada vez mais sites e aplicativos para fazer pedidos em delivery de restaurantes. Nesse cenário, é essencial que, desde já, todo restaurante que trabalhe com entregas em domicílio realize o delivery online. Portanto, a presença do seu restaurante em marketplaces, é algo positivo e recomendado neste momento.
Pare de Pagar Comissões de Vendas Altas para Clientes Fidelizados
Entretanto, as mensalidades e as altas comissões de venda, que, conforme a plataforma, variam entre 10% e 30% do valor total do pedido, reduzem significativamente a margem de lucro do restaurante e/ou tornam o pedido mais caro para o cliente. Estima-se que entre 50% e 70% dos pedidos que um restaurante recebe através de plataformas que cobram comissões de venda sejam feitos por clientes recorrentes, ou seja, que já fizeram um ou mais pedidos anteriormente para o restaurante. Se a maioria dos pedidos recebidos pelo seu restaurante através do IFood, Pedidos Já etc é feita por clientes já fidelizados, não faz sentido continuar pagando comissão altas sempre que eles realizarem um novo pedido.
Veja Quanto seu Restaurante pode Economizar em Comissões
Suponhamos que seu restaurante tenha um ticket médio (valor médio por pedido) de R$ 30,00 e que você pague 10% de comissão para todos os pedidos feitos pelo IFood, PedidosJá etc.
Caso seu restaurante receba, em média, 5 pedidos por dia através dessas plataformas, o valor das comissões será de R$ 15,00. Em um ano, caso funcione todos os dias, seu restaurante terá pago R$ 5.475,00 em comissões. Levando em consideração que esse cálculo foi feito com um ticket médio baixo e com um volume de pedidos diários pequeno, o gasto real com comissões em seu restaurante pode ser muito maior.Vamos supor agora que seu restaurante tenha um ticket médio de R$ 60,00 e que receba 30 pedidos por dia em média. O gasto diário com comissões seria de R$ 180,00, somando R$ 65.700,00 ao longo de um ano!
Convenhamos, é muito dinheiro, não é mesmo? E não faz sentido algum pagar comissões repetidas vezes para os mesmo clientes.
Não seria ótimo continuar recebendo o volume de pedidos online que os aplicativos como IFood e PedidosJá geram para seu restaurante e, ao mesmo tempo, reduzir muito os gastos com comissões, aumentando a lucratividade do delivery online do seu restaurante?
Felizmente, isso é possível com ações simples de serem implementadas por seu restaurante! Explicamos a seguir o que seu restaurante pode fazer para economizar muito em comissões de venda e aumentar a lucratividade do delivery online.
Ofereça um Sistema de Delivery Online de Vendas Diretas e Incentive seus Clientes a Usá-lo
Como vimos acima, entre 50% e 70% dos pedidos online para um restaurante são feitos por clientes que já compraram uma ou mais vezes dele. Vimos também que apenas 12% de todos os pedidos de delivery de restaurantes no Brasil são feitos online. Há um processo claro de migração gradativa dos pedidos por telefone para pedidos online. Dentro desse contexto, atualmente, cerca de 60% de todos os pedidos online são realizados pelo IFood.
Dessa forma, para aumentar as vendas diretas e reduzir os gastos com comissões de venda, além de acompanhar a mudança de hábito de pedir por telefone para passar a pedir online, oferecendo um sistema de delivery online, os restaurantes precisam promover a mudança de um segundo e recente hábito de pedir pelo IFood, PedidosJá, incentivando a migração dos clientes com ofertas, promoções e descontos que sejam mais vantajosos para eles.
O cliente que pede online invés de pedir por telefone deseja praticidade, rapidez e conveniência. E para eles é muito conveniente fazer um cadastro em uma única plataforma através da qual eles poderão conhecer e realizar pedidos em centenas de restaurantes. Sendo assim, nem todos os clientes do seu restaurante espontaneamente pararão de pedir pelo IFood ou outra plataforma que cobra comissões para passarem a pedir diretamente em seu delivery online. Portanto é fundamental que o restaurante ofereça vantagens para os clientes que fizerem pedidos online diretamente no sistema de delivery do restaurante.
Se o seu restaurante está nos aplicativos que cobram comissões de 10% a 30%, há uma margem muito interessante para oferecer descontos para a compra online direta em seu sistema de delivery online!
Por exemplo: se o seu restaurante paga 10% de comissão para algum aplicativo e você conceder descontos de 5% para as compras realizadas diretamente no sistema de delivery online do seu restaurante, o restaurante terá um faturamento 5% maior. Ganha o cliente, que paga menos pelo pedido, e ganha o seu restaurante, que fatura 5% a mais no pedido!
Esse foi só um exemplo, mas a relação de ganha ganha estabelecida entre o restaurante e os clientes pode ser ainda mais vantajosa para ambos, de acordo com os percentuais de comissão que o restaurante estiver pagando atualmente para os principais aplicativos de delivery do mercado.
SpotDelivery é um Sistema de Delivery Online Sem Comissões e que Contribui para a Migração dos Clientes do seu Restaurante!
O SpotDelivery é um Sistema de Delivery Online sem comissões, com planos a partir de apenas R$ 2,57 por dia. É um investimento de fácil retorno. Dependendo do ticket médio do seu restaurante, com apenas 2 a 3 pedidos por mês, o que é muito pouco para um delivery online, o investimento está pago.
Além de ter todas as funcionalidades necessárias para seu restaurante gerenciar o delivery online, receber e processar pedidos com agilidade, o SpotDelivery oferece como cortesia 2.500 folhetos grátis para que o restaurante divulgue ofertas e promoções exclusivas, cupons promocionais e/ou um programa de pontos e recompensas para todos os clientes que pedirem pelo IFood ou outros aplicativos que cobram comissões altas de vendas. Seu restaurante decide quais vantagens serão oferecidas para incentivar a migração dos clientes e o SpotDelivery produz e envia grátis para o restaurante esses 2.500 folhetos, para que sejam entregues junto de todos os pedidos feitos em plataformas que cobram comissões altas.
Dessa forma, seu restaurante estará oferecendo a compra online, hábito cada vez mais comum no Brasil, e informando os clientes que já compram online de seu restaurante pelo IFood, PedidosJá, UberEats, SpoonRocket etc que a compra online direta com restaurante via SpotDelivery é prática, fácil e muito mais vantajosa para eles!
Entre em contato conosco e teremos prazer em fazer uma demonstração do sistema para seu restaurante!